Ementas
104817 Comunicação, Saúde e Sociedade Esta disciplina examinará o impacto das ações de comunicação para a promoção da saúde, como os mais diversos ambientes de prática são compreendidos e experimentados, e as estratégias mais empregadas para comunicar e contestar informações em saúde. Investigará ainda o papel das representações midiáticas e da cultura popular na compreensão dos processos de comunicação e fluxos de informação nos serviços e sistemas de saúde. Planos de Ensino
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104825 Saúde Indígena Reflexão sobre as distintas realidades e contextos culturais que influenciam diretamente no modo de viver e adoecer da população e sobre as intervenções na saúde dos povos indígenas. A política de atenção à saúde dos povos indígenas. Os conteúdos serão desenvolvidos considerando-se as diferentes perspectivas sobre as questões abordadas, a fim de proporcionar o diálogo entre saberes e práticas. Planos de Ensino |
105767 Estágio Supervisionado 3 Espaço de convergência, integração e articulação dos conteúdos curriculares cursados ao longo do curso e da aplicação dos conhecimentos nas práticas dos estágios 1 e 2. Corresponde a estágio supervisionado no âmbito dos serviços de saúde do SUS, no qual o aluno poderá ampliar o escopo de ação e de vivencias práticas, preferencialmente no âmbito federal ou no nível central da SES-DF ou em serviços de média e alta complexidade. |
106003 Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Contribuir para a formação interdisciplinar e fomentar o interesse dos estudantes para a Segurança Alimentar e Nutricional, capacitando-os para uma prática profissional que resulte na transformação e melhoria dos condicionantes da saúde da população, principalmente daqueles ligados à alimentação como direito. São abordados aspectos econômicos, sociais, culturais e biológicos da alimentação e nutrição. Determinantes sociais da saúde. Organismos Internacionais ligados a alimentação e nutrição. Aspectos biológicos da alimentação e nutrição. Hábitos alimentares e consumo. Produção e disponibilidade de alimentos. Estado nutricional. Condições de Saúde. Segurança Alimentar e Nutricional e Direito Humano à Alimentação. Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil. Políticas de Alimentação e Nutrição. Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional. Planos de Ensino |
170038 Introdução a Bioética Bioética como um novo campo de saber que analisa conflitos éticos envolvendo as ciências da vida e propõe normas ou ações a partir da prática dialógica entre os envolvidos nas situações a regular. Serão discutidos seus principais fundamentos teóricos e apresentados seus campos de ação em situações persistentes e situações emergentes: Relação profissional de saúde-paciente; regulação de biotecnologias: fecundação assistida, clonagem, projeto genoma humano, transplantes de órgãos e tecidos, pesquisas com seres vivos, bioética animal e ambiental. |
170593 Informação e Informática em Saúde Descrição e utilização dos principais Sistemas de Informação em Saúde de base nacional e desenvolvimento de habilidades computacionais para o uso do TABNET e outros recursos de informática para análise de dados e construção de indicadores visando a geração de informação para a saúde, incluindo a vigilância em saúde, gestão e planejamento. Planos de Ensino |
170861 Epidemiologia Descritiva Desenvolvimento do raciocínio epidemiológico e aquisição de ferramentas conceituais e metodológicas de auxílio à gestão de sistemas locais de saúde. Compreensão dos indicadores epidemiológicos em saúde pública; familiarização com os sistemas de informação em saúde relevantes para a geração de indicadores em saúde pública, seus usos e potencialidades; aquisição de habilidades analíticas para o cálculo de indicadores e a compreensão das bases do diagnóstico de saúde da comunidade. Bases da análise de variáveis numéricas e sua aplicação na medida da endemicidade, no planejamento, execução e análise de estudos epidemiológicos descritivos que apoiem a análise de situação de saúde de coletivos populacionais. Planos de Ensino |
171000 Epidemiologia para Gestão em Saúde 2 - Analítica A disciplina "Epidemiologia para Gestão em Saúde II" está orientada à compreensão e aquisição de habilidades nas áreas de aplicação da epidemiologia no âmbito da gestão dos serviços de saúde, a saber: (1) análise de situação de saúde; (2) identificação de perfis e fatores de risco e (3) avaliação epidemiológica de intervenções. Os conteúdos da disciplina fornecem conhecimentos fundamentais para a gestão dos serviços, tendo como base a aplicação da epidemiologia visando fornecer subsídios para a: identificação de problemas em saúde em nível coletivo; definição de prioridades em saúde, planejamento, implementação de ações de promoção à saúde, prevenção e controle de agravos, bem como na avaliação de intervenções. Planos de Ensino |
173037 Educação em Saúde Oportuniza a reflexão e a compreensão das características da produção, disseminação e popularização de conteúdos e de conhecimentos acumulados sobre práticas e modos de viver saudáveis, como ações estratégicas e importantes para a ampliação do acesso dos sujeitos e das populações às ações educativas em saúde, com destaque para a participação comunitária no controle social de políticas públicas de saúde. Planos de Ensino |
173061 Ambiente, Saúde e Trabalho Estudo da determinação social do processo saúde-doença com foco nos campos saúde e ambiente e saúde do trabalhador, com vistas à compreensão do modelo de desenvolvimento e seus processos de produção e consumo e suas implicações para a saúde (trabalhadores e comunidades) e o ambiente, considerando as situações de conflito e injustiça ambiental. Nessa perspectiva, são abordados os instrumentos de investigação das relações saúde e trabalho objetivando a discussão acerca das medidas de prevenção coletiva e individual possíveis de serem adotadas nos ambientes de trabalho, e das ações de atenção, prevenção, vigilância, promoção da saúde e participação social no âmbito das políticas públicas. Planos de Ensino
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173070 Administração de Serviços de Saúde A disciplina Organização e Administração de Serviços de Saúde (ADM) é voltada para a compreensão global da organização do Sistema Único de Saúde no país e, especialmente, à reflexão a respeito dos desafios que estão colocados para a sua gestão. |
173215 Práticas de Saúde Conceito Saúde - Doença; Determinação Social e Ambiental em Saúde; Raça/etnia e condições de saúde da população brasileira: transição demográfica e epidemiológica; Sistema Único de Saúde – SUS: história, princípios doutrinários e organizacionais; Atenção Primária à Saúde: princípios e diretrizes; Práticas integrativas em saúde; Práticas humanizadas em saúde; Práticas interprofissionais e colaborativas. Promoção à Saúde. Planos de Ensino 1º/2019 – Turma A 1º/2019 – Turma B
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173223 Saúde Familiar - Modelos de Atenção Apresenta os modelos de atenção a saúde no Brasil, com destaque para o Sanitarismo Campanhista, o modelo Liberal Privatista ou Médico Assistencial Privatista, e o modelo da Medicina Comunitária, bem como o modelo de Vigilância à Saúde. A partir deles propõe uma discussão sobre a constituição e formas de organização de redes integradas de atenção à saúde. Enfatiza as abordagens da família e grupos sociais, tendo a Estratégia de Saúde da Família seu foco principal, e introduz as ações estratégicas do Pacto pela Vida. Planos de Ensino |
174106 Saúde Mental em Saúde Coletiva A disciplina pretende fomentar raciocínio ético reflexivo e propositivo aplicado ao campo da Saúde Mental e à Política Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, na perspectiva de promover uma maior compreensão dos princípios e conceitos que a orientam enquanto projeto e processo de mudança nas práticas da Saúde Mental em resposta às necessidades da população, e refletir sobre os avanços e desafios que se apresentam no atual contexto de construção do Sistema Único de Saúde (SUS). Planos de Ensino |
174114 Elaboração de Trabalho Científico A natureza do empreendimento científico. Finalidades da ciência. O método científico. A redação científica. Projeto de pesquisa (objetivos, funções, modalidades e formatos gerais) e definição do tema da pesquisa. Revisão bibliográfica: Fontes de informação, etapas da pesquisa bibliográfica, estratégias de busca, sistematização da informação, citações e referências. Formulação do problema, dos objetivos e da justificativa da investigação. A pesquisa quantitativa e qualitativa. Boas práticas em pesquisa cientifica. Ética em pesquisa envolvendo seres humanos. Planos de Ensino |
174122 Vigilância Sanitária Origens da vigilância sanitária. Danos à saúde decorrentes do meio ambiente, produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde. Inovação, tecnologia e riscos à saúde. Avaliação, gerenciamento e comunicação de risco à saúde. O Sistema Nacional de Vigilância Sanitária – teoria, estrutura e organização. Instrumentos de intervenção em vigilância sanitária. Regulação sanitária e contexto social e econômico. Risco e território – Vigilância sanitária no âmbito das ações e serviços do SUS. Poder administrativo de polícia. Planos de Ensino
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177351 Políticas Públicas em Saúde Apresenta a constituição da ciência política e os fundamentos teóricos das políticas públicas e sociais. Discute o papel do Estado e leva à discussão sobre cidadania e participação social no campo da saúde. Faz um resgate histórico da formação dos movimentos sociais e dos sujeitos políticos na luta pelo direito a saúde no Brasil, por meio da reflexão sobre o campo de conhecimento da Saúde Coletiva e suas inter-relações com as políticas públicas de saúde. A trajetória das políticas de saúde no Brasil. Análise dos desafios do SUS para a saúde coletiva e as políticas públicas. Planos de Ensino |
177369 Demografia e Bioestatística A disciplina "Demografia e Bioestatística em Saúde Pública" busca fornecer os conhecimentos demográficos básicos e a compreensão das bases conceituais da estatística para sua aplicação em Saúde Pública como ferramenta de gestão. |
177377 Fundamentos Biológicos em Saúde Coletiva 1 Esta disciplina apresenta as bases formais de ecologia e saúde ambiental, assim como o debate atual do impacto dos avanços científicos e tecnológicos sobre o meio ambiente e sua relação com as questões de saúde, com enfoque para as manifestações fisiológicas destacando os sistemas: respiratório, digestório, osteomuscular, renal e reprodutor, de acordo com o ciclo de vida. Visa contribuir para a formação básica dos alunos de graduação, fornecendo ferramentas para um diagnóstico do impacto das situações ambientais sobre as sociedades contemporâneas, assim como deverá fornecer subsídios teóricos para a compreensão dos determinantes ambientais da saúde. Identificação das principais políticas de saúde relacionadas à vigilância em saúde ambiental e saúde do trabalhador. Planos de Ensino |
179981 Comunicação em Saúde Reflexão sobre os processos de comunicação em diversos contextos no âmbito científico. Compreensão das especificidades da comunicação científica, comunitária e para a tomada de decisão. Avaliação dos modelos teórico-conceituais da comunicação considerados básicos para a fundamentação das questões abordadas para gestão de sistemas e serviços de saúde Planos de Ensino |
179990 Ciências Sociais em Saúde Reflexão sobre a interface de conhecimentos das ciências biológicas, ciências sociais e humanas, visando à compreensão do processo saúde e doença como também fenômeno social. Discussão da saúde como direito social e análise das práticas dos profissionais de saúde dentro de uma perspectiva do papel das ciências sociais no entendimento da prática de saúde. Planos de Ensino 1º/2019 – Turma A 1º/2019 – Turma B |
179990 Laboratório de Antropologia da Saúde Disciplina que enfoca o processo saúde-doença no conjunto de fatores culturais e simbólicos que influenciam as maneiras como os indivíduos e grupos sociais elaboram a experiência dos fenômenos biológicos, da saúde e do adoecimento. Diversos paradigmas da antropologia da saúde e referenciais teóricos são abordados assim como o papel da etnografia na construção destes saberes. Planos de Ensino |
180629 Práticas de Saúde baseadas em Evidências O que é evidência científica; Níveis de evidência; Como as evidências são obtidas e publicadas; Utilização de evidências na prática em saúde; O que é delineamento metodológico; A busca de evidências; A síntese de evidências (abordagens narrativa, integrativa e sistemática); A avaliação da qualidade das evidências; Frameworks e pipelines para pesquisa com evidências. Prática deliberada: Escolher o tema de estudo; Refinar o tema de estudo; Formular pergunta de estudo; Evitar a má conduta científica; Atualizar o estudo de forma eficiente; Redigir títulos, resumos e palavras-chave de forma padronizada e eficiente; Redigir introdução, metodologia, resultados, discussão e conclusão, cumprindo o objetivo de cada seção; Formatar as citações e referências de acordo com normas; Escolher onde publicar; Compreender o papel da publicação no mundo científico; Apresentar uma pesquisa de forma oral. Planos de Ensino |
200875 Fundamentos Biológicos em Saúde Coletiva 2 Apresenta as bases estruturais e fisiológicas do organismo humano, numa perspectiva interdisciplinar. Fornece subsídios teóricos para a compreensão dos determinantes morfofisiológicos da saúde, através do estudo das funções nos níveis: sistemas, órgãos, tecidos, células e processos físicos e químicos. Apresenta o organismo humano através de uma perspectiva de complexidade, aliando conceitos e princípios da biologia, da genética, da química e da física, com enfoque em algumas doenças crônicas de importância em saúde pública. Planos de Ensino |
200883 Pesquisa Social em Saúde Coletiva Reflexão sobre a história e os paradigmas do conhecimento, enfatizando a vertente de pensamento social na área da saúde. Identificação das metodologias e técnicas utilizadas nas pesquisas sociais em saúde, com ênfase, nas qualitativas. Divulgação, publicação e utilização dos resultados de pesquisa. Aspectos éticos em pesquisas com seres humanos. Planos de Ensino |
200891 Seminário Integrador em Saúde Coletiva 1 Espaço de convergência, integração e articulação dos conteúdos curriculares cursados que fornecem os conhecimentos básicos da saúde coletiva necessários para a compreensão do processo saúde-doença, a caracterização das condições de saúde de coletivos populacionais e seus possíveis determinantes. Preparação de plano para a análise participativa da situação de saúde em nível local. Planos de Ensino |
201219 Economia da Saúde Trata da importância da economia da saúde para gestão de serviços e ações, com destaque para aqueles oferecidos ou regulados pelo Sistema Único de Saúde. Apresenta o Estado da Arte da economia da saúde no Brasil, com ênfase nas questões de orçamento e financiamento da saúde. Analisa a gestão financeira e a gestão dos fundos de saúde e os investimentos do SUS. Apresenta as ferramentas para a realização de avaliações econômicas. Planos de Ensino |
201243 Planejamento e Programação em Saúde O planejamento como função básica da Administração. Histórico do Planejamento Governamental na América Latina e no Brasil. Planejamento Normativo e Estratégico. Planejamento e Programação. Fundamentos teóricos e metodológicos de Planejamento Estratégico Situacional (PES) e outras correntes. Tecnologias leves de Planejamento Estratégico e Participativo para operacionalização no SUS. A proposta do PLANEJASUS. Análise de Situação: problemas em Saúde Pública. Elaboração do Plano: a definição das operações. Técnicas de construção do consenso. Planos de Ensino |
202738 Fundamentos Biológicos em Saúde Coletiva 3 Na disciplina Fundamentos Biológicos III apresentam-se as bases teóricas para compreensão dos determinantes biológicos, manifestações fisiopatológicas e clínicas, bem como, da história natural das principais doenças transmissíveis de importância em Saúde Pública. Correlações entre o diagnóstico, as estratégias de prevenção e controle, de vigilância e organização de políticas de saúde, entre outras atribuições. Planos de Ensino |
202746 Práticas Integradas em Saúde 1 Espaço de convergência, integração e articulação dos conteúdos curriculares cursados da aplicação dos conhecimentos na prática. Corresponde a prática no âmbito dos serviços de saúde do SUS e o desenvolvimento da análise participativa da situação de saúde local. Atividade de caráter tutorial, interdisciplinar e articuladora dos conhecimentos aportados pelas várias disciplinas ao longo da primeira unidade do curso. Planos de Ensino |
202754 Direito Sanitário e Legislação A diferença entre Direito, Justiça e Moral. O Estado e a Sociedade: Desde o Estado Absolutista até o atual Estado Pós-Social. Papéis institucionais do Estado. O Estado e o Governo. Políticas Públicas de Estado e de Governo. A Lei e a Hierarquia das Leis. O papel das constituições nos Estados contemporâneos. A constitucionalização da saúde como um direito. Direitos humanos, direito à diversidade e saúde: questões de gênero, étnico-raciais e sexualidade. A ordem social de 1988 e a Seguridade social. Princípios constitucionais aplicados à Saúde e ao SUS. Competência Comum e Competência Concorrente em matéria de saúde. Legislação infraconstitucional em saúde: Lei 8080/90, Lei 8141/90, NOB, NOAS e Pacto pela vida. Judicialização da saúde: impactos na gestão e garantia de cidadania sanitária. Direito Administrativo e Administração Pública. Administração Direita e Indireta. Poder de Política e Desvio de Poder. Responsabilidade civil, penal e administrativa do gestor da saúde. |
202762 Bioética em Saúde Pública A disciplina pretende refletir sobre os conflitos éticos surgidos nas práticas de Saúde Pública em contextos de grandes disparidades socioeconômicas e diversidade cultural, como os do Brasil, apresentar os modelos contra hegemônicos da Bioética latino-americana e propor um método de tomada de decisão ética nas práticas de saúde, a partir de situações reais vivenciadas no Sistema Único de Saúde. Será dado especial destaque a fenômenos sociais permeados por tensões morais, tais como questões etno-raciais, questões de gênero e diversidade de orientação sexual, a partir dos quais e se discute o impacto nas condições de saúde e na organização da atenção à saúde da população brasileira e a formulação de políticas públicas. |
202771 Gestão Estratégica Participação e Controle Social em Saúde A disciplina visa apresentar a gestão participativa e o controle social no SUS e refletir sobre as potencialidades da participação social para qualificação das políticas públicas de Saúde. Formas de gestão compartilhada no SUS, bem como a cogestão nos serviços de saúde. Planos de Ensino |
202789 Ética, Ciência e Tecnologia em Saúde Estudo das relações entre ciência, tecnologia e sociedade ao longo da história, com ênfase na atualidade; Filosofia das ciências da saúde; Análise de valores e ideologias envolvendo a produção e divulgação do conhecimento científico e tecnológico em saúde; Influências das diferenças culturais nas concepções de ciência e tecnologia e de suas relações com as sociedades; Participação da sociedade na definição de políticas relativas às questões científicas, tecnológicas, econômicas e ecológicas; Pós-modernidade e Paradigma biotecnocientífico; Biossegurança e sociedade; Conceitos em Avaliação de Tecnologias em Saúde; Métodos de avaliação de tecnologias em saúde; Saúde baseada em evidências; Complexo econômico-industrial da saúde; Incorporação de tecnologias em saúde; Relação entre academia e associações de pacientes. |
202797 Práticas Integradas em Saúde 2 Espaço de convergência, integração e articulação dos conteúdos curriculares cursados e da aplicação dos conhecimentos na prática. Corresponde a atividade prática no âmbito dos serviços e redes de saúde com enfoque nas ações de avaliação na atenção e gestão. Planos de Ensino |
202819 Epidemiologia para Gestão em Saúde - Vigilância em Saúde A disciplina "Vigilância em Saúde" está orientada à compreensão da noção de Vigilância em Saúde Pública como área de aplicação da epidemiologia no âmbito dos serviços de saúde e como prática estratégica de Estado, em âmbito local, regional, estadual e federal e ferramenta fundamental para a gestão de sistemas de saúde. Importância da análise sistemática da situação de saúde; principais áreas /componentes da vigilância (vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, vigilância ambiental, vigilância à saúde do trabalhador, vigilância nutricional, dentre outras); enfoques da vigilância seja: na doença ou danos a saúde (tradicional); a direcionada aos determinantes e fatores de risco (vigilância de segunda geração); vigilância a saúde em territórios específicos; diversas estratégias: passiva, ativa (incluindo as estratégias "sentinela"), inquéritos; importância da vigilância no planejamento e programação de intervenções; monitoramento e avaliação de intervenções e; discussão a respeito da interface vigilância-pesquisa (operacional e acadêmica). Planos de Ensino |
202827 Monitoramento e Avaliação em Saúde e avaliação em saúde: concepções e tendências atuais. Monitoramento e avaliação como funções básicas da administração e gestão dos sistemas e serviços de saúde e sua relação com a aprendizagem organizacional. Avaliação operacional versus pesquisa avaliativa. Tipologias de avaliação. Pesquisa avaliativa: quantitativa e qualitativa. Avaliação de cobertura. Medidas de eficiência, produtividade e rendimento do trabalho em saúde. Qualidade em Saúde. Avaliação de Tecnologias em Saúde. Monitoramento e Avaliação no ciclo das políticas públicas. Avaliação de programas. Modelo Lógico do Programa. A avaliação Normativa. Modelos de avaliação de processo. Modelos de avaliação de resultado: eficácia e efetividade. Desafios do monitoramento e avaliação. Planos de Ensino |
202843 Gestão do trabalho e educação permanente na saúde social e histórica dos saberes e das práticas em saúde. Componentes do processo de trabalho: a força de trabalho, a finalidade, o objeto, os instrumentos e o produto do trabalho. O cenário atual do trabalho em saúde. Trabalho e profissão: subjetividade e condições objetivas. Atividade de trabalho. Trabalho e educação como faces de uma mesma moeda. Educação Permanente em Saúde: dimensões política, normativa e prática. Educação e formação profissional em saúde. O trabalho como espaço de ensino-aprendizagem e de construção de sujeitos. Gerenciamento do trabalho. Planos de Ensino |
202851 Tecnologias da Informação e Comunicação em Saúde Tecnologias inclusivas para a Informação e Comunicação em Saúde, limites e potencialidades. Iniciativas de governo eletrônico aplicadas a gestão de sistemas e serviços de Saúde. Conceitos e modelos aplicados ao ensino a distância. Comunicação mediada por tecnologias inclusivas. Qualidade da informação na web. |
202878 Gestão e Promoção da Saúde Distinção entre promoção, prevenção e educação em saúde. Identificação dos principais settings (cenários). Estudo da trajetória histórica, da legislação que regulamenta a área, das conferências internacionais e princípios da promoção da saúde. Reflexão sobre a implementação da intersetorialidade mediante estudo e vivência de serviços que implementam gestão integrada e participativa das políticas públicas. Identificação de mecanismos de sistematização e avaliação das práticas de promoção da saúde. Investigação sobre intersetorialidade e sustentabilidade das ações de promoção na agenda dos serviços que constituem cenários de práticas do curso. Planos de Ensino |
202886 Seminário Integrador em Saúde Coletiva 2 Espaço de convergência, integração e articulação dos conteúdos curriculares cursados, focalizando nos instrumentos jurídico-ético-legais, nas estratégias e métodos de avaliação de serviços e sistemas de saúde. |
202894 Seminário Integrador em Saúde Coletiva 3 Síntese de integração dos conteúdos ao longo dos três anos do curso e a avaliação crítica de contextos e da gestão de saúde. Subsídios para a elaboração do plano de implementação e/ou avaliação de uma intervenção em Saúde (Trabalho de conclusão de curso) Planos de Ensino |
202908 Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde Princípios e diretrizes organizacionais do SUS. Campo teórico, marcos históricos, éticos e políticos que conformam a Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde. Modelos tecnoassitenciais e organização dos sistemas de saúde. Tendências para a organização da atenção à saúde no Brasil e no mundo. Instâncias colegiadas e de controle social no SUS. Processos de negociação e pactuação. Pactos Inter federativos. Regionalização e Redes de Atenção à Saúde. Configuração dos níveis de atenção à saúde nas Redes de Atenção à Saúde. A gestão negociada da mudança: a clínica ampliada. O ato de governar. Competências esperadas de um gestor de redes. Dilemas e desafios da gestão dos sistemas e serviços de saúde no Brasil. Processo decisório em saúde. Modelos de gestão em saúde. Tecnologia e organização social das práticas de saúde. Características tecnológicas do processo de trabalho em saúde. Democratização da gestão no SUS. Democratização institucional na Saúde. Subjetividade como elemento constitutivo da gestão e do trabalho em saúde. Acesso, acolhimento e equidade nos Sistemas e Serviços de Saúde. Análise e intervenção nos processos produtivos de serviços de saúde em Rede. Organização produtiva de serviços de saúde, características históricas, modelos de análise de processos produtivos e dispositivos para gestão: Atenção Básica; Atenção Especializada; Atenção às Urgências e Emergências; Atenção Hospitalar. Planos de Ensino |
208515 Estágio Supervisionado 1 Espaço de convergência, integração e articulação dos conteúdos curriculares cursados ao longo do curso e da aplicação dos conhecimentos na prática. O estágio supervisionado terá como local de práticas os serviços de saúde do SUS, especialmente a atenção básica em âmbito local, no qual o aluno desenvolverá atividades práticas com enfoque nas ações de atenção e gestão e identificação de prioridades em saúde direcionadas a compor projeto de intervenção ou qualquer outro produto no sentido de melhorar e/ou reorganizar os cenários de prática, beneficiando profissionais e usuários destes serviços. |
208523 Estágio Supervisionado 2 Espaço de convergência, integração e articulação dos conteúdos curriculares cursados ao longo do curso e da aplicação dos conhecimentos na prática. Corresponde a estágio supervisionado no âmbito dos serviços de saúde do SUS, especialmente em âmbito regional, no qual o aluno poderá desenvolver projeto de intervenção ou qualquer outro produto no sentido de melhorar e/ou reorganizar os cenários de prática. |
208523 Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e defesa oral. Aplicação das normas de produção e apresentação de trabalhos científicos. |
208531 Saúde Internacional - Tópicos Especiais em Saúde Coletiva A matriz teórica das relações internacionais nos oferece um vasto campo de reflexão na sua interface com a saúde. Almeja-se refletir sobre as matrizes teóricas que embasam as relações internacionais de modo a contextualizar a posição do Brasil no meio a tratados e consensos internacionais, organismos internacionais, problemas internacionais de saúde emergentes e re-emergentes. Vários problemas de saúde extrapolam a visão doméstica regional ou nacional. Dentre eles, o fenômeno do uso e uso problemático de Substâncias psicoativas (SPA) constitui mais do que um problema de saúde pública, uma realidade a ser enfrentada compreendida nos seus contextos histórico, social, cultural e econômico. Planos de Ensino |
208540 Elaboração de Trabalho Cientifico 2 A disciplina Elaboração de Trabalho Científico II (ETC II) tem o propósito de aprofundar conhecimentos do exercício da elaboração e produção de trabalhos científicos. A disciplina é direcionada para a elaboração de projeto de pesquisa, preparação de resumos, pôsteres e artigos científicos. Orienta os estudantes na preparação e apresentação de seminários de pesquisa, estruturação de trabalho de conclusão de curso e monografias, principais sistemas de referenciamento (ABNT e Vancouver). O conteúdo engloba a teoria e a prática envolvidas na elaboração de trabalhos científicos. A disciplina pretende focalizar a pratica do trabalho cientifico por meio de uma inserção sistemática nas metodologias quantitativas e qualitativas, incluindo as várias técnicas de investigação científica, permitindo uma aproximação concreta do "fazer pesquisa", considerando-se as escolhas, as limitações e as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de um projeto de pesquisa, considerando-se na sua execução os aspectos éticos e humanitários que devem caracterizar o empreendimento de transformar fenômenos sociais, epidemiológicos, biológicos e psicológicos em conhecimento cientifico. |